Histórico da Escola


Conheça a História de Nossa Escola


Em meados do ano de 1992, o então vereador Antônio Luiz Neto, juntamente com uma moradora da comunidade chamada Maria Cosma Pessoa Silva, mais conhecida como “Santinha”, viabilizaram em concordância com a Prefeitura do Recife, a compra do terreno onde seria construída a referida escola. Por volta do mês de novembro do mesmo ano, foi iniciada a construção da escola, na gestão do prefeito Gilberto Marques Paulo.
No mês de Abril de 1993, a escola foi entregue a comunidade, tendo como sugestão o nome de Escola Municipal Vila São Miguel, por pertencer a esta comunidade. A sugestão foi dada pela secretária de Educação, Edla Soares, em visita a obra.
No mês de Abril de 1993 a escola foi inaugurada com o prefeito da cidade do Recife, Jarbas Vasconcelos.
No mês de Abril de 1993 iniciamos nosso trabalho docente, abrindo matrículas sob orientação da DGE (Diretoria Geral de Ensino), de turmas do Pré- Escolar (Educação Infantil). Conseguimos formar três turmas para o referido ano. A partir do ano de 1994, a demanda foi bem maior e foram formadas turmas de Pré-Escolar (Educação Infantil), do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
Hoje ao completarmos 19 anos de fundação, dentro de uma retrospectiva, observamos o quanto já crescemos e aprendemos, entretanto sabemos que ainda temos um caminho a percorrer para atingirmos nossas metas .
A maioria das famílias atendidas por esta unidade escolar reside nos bairros da Mangueira, Juquiá, Mustardinha e Afogados, sua grande maioria apresenta uma baixa renda familiar e baixo nível de escolaridade, apresentando problemas sociais e de estrutura familiar.
Com relação à atividade econômica das famílias, alguns sobrevivem da pesca, da criação de camarão e sururu. Outros retiram seu sustento do trabalho informal, são vendedores ambulantes, biscateiros, domésticas e autônomos. Poucos da comunidade têm um trabalho formal e ainda existem aqueles cuja única fonte de renda é o auxilio do Bolsa Família e Bolsa Escola Municipal
Observa-se um grande distanciamento da família da vida escolar das crianças, refletindo no desempenho escolar do aluno, pois se o mesmo não é acompanhado, e estimulado em
casa o processo ensino aprendizagem fica com prometido e as veze o aluno  não consegue atingir as competências.